Sindhorb Vale do Aço e Sebrae promovem curso de manipulação de alimentos.

Não é incomum nos defrontarmos com manchetes de jornais, sites, rádios e TVs com casos de intoxicação alimentar por ingestão de alimentos durante eventos familiares, corporativos ou escolares. Nesse ano, no mês de janeiro, por exemplo, tivemos o caso na Cidade de Patrocínio, aqui em Minas Gerais, de um treinamento e confraternização entre funcionários de uma empresa agrícola em uma chácara. No local, foram servidos churrasco e bebidas. Ao todo, seis pessoas do sexo masculino apresentaram sintomas de mal-estar e uma faleceu. Ao longo dos anos, outros casos menos ou mais graves aconteceram e nos levaram a olhar para a segurança no transporte, manipulação, acondicionamento e distribuição de alimentos com maior acuidade.

Com o objetivo de dar segurança a empreendedores do segmento de alimentação fora do lar e, ao mesmo tempo, dotar de técnicas avançadas de eliminação de riscos biológicos, o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Vale do Aço, o Sindhorb e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae Vale do Aço, promovem o curso “Boas práticas em Manipulação de Alimentos”.

Esse curso foi solicitado o à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pelo SINDHORB, para atender demanda dos proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis que necessitavam capacitar seus colaboradores, que trabalham nas cozinhas, para garantir que os alimentos sejam preparados com qualidade e segurança para o consumo humano. A demanda foi apresentada à Sala Mineira do Empreendedor que, por sua vez, os demandantes buscaram parceria com Vigilância Sanitária do Município de Ipatinga e o SEBRAE para a viabilizarem esse curso.

Benedito Pacífico, presidente do Sindhorb: “Responsabilidade com a sociedade em que estão inseridos”.

Para Benedito Pacífico, presidente da entidade, o curso possibilita a elevação do nível dos profissionais responsáveis pela execução de pratos, comidas rápidas e self-services. Os negócios de alimentação fora do lar  tem responsabilidades incomensuráveis no tocante  a oferta de alementação segura para a sociedade onde estão inseridos.  “O curso é por recursos do Sebrae e Sindhorb Vale Aço. Desta forma conseguimos viabilizar a um custo muito baixo para as empresas participantes”, explica o líder setorial.

Nutricionistas da Vigilância Sanitária, juntamente com uma Engenheira de Segurança do Trabalho do Centro de Referência e Atenção à Saúde do Trabalhador de Ipatinga, prepararam com cuidado a programação desse curso que abordará: Introdução às boas práticas de manipulação de alimentos, Higiene pessoal e dos utensílios e Armazenamento e conservação adequados.

O curso é totalmente gratuito, com carga horária total de 12 h, e os participantes receberão certificado expedido pela Vigilância Sanitária.

Serão três encontros de 04 horas. O primeiro ocorreu no último dia 20. Os outros dois serão em 27 de fevereiro e dia 05 de março. Para facilitar a participação dos profissionais envolvidos serão duas turmas: uma de manhã – 09h às 13h e outra turma à tarde – 14h às 18h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ipatinga-MG, 01 de outubro de 2024.
 
Prezado Senhor Empresário,
 
O SINDHORB VALE DO AÇO – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Vale do Aço, situada na Rua Diamantina, nº71, sala 301, Bairro Centro, Ipatinga-MG., opera na retaguarda da atuação de sua empresa, voltado para defender os interesses do seu negócio em todas as esferas e instâncias.
 
A manutenção do Sindicato é feita com base na cobrança da Contribuição Assistencial Patronal, amparada por legislação e prevista na Constituição Federal, bem como na Cláusula Trigésima Terceira da Convenção Coletiva 2024/2025.
 
Esses recursos permitem a atuação do SINDHORB VALE DO AÇO em todas as esferas, fomentando desenvolvimento e melhorando o ambiente de negócios para as empresas do segmento que representa.
 
Nos próximos dias encaminharemos via e-mail o boleto da Contribuição Assistencial Patronal 2024, que poderá ser pago em toda rede bancária até o dia 31 de outubro de 2024 com desconto de 10% (dez por cento).
 
Caso a contribuição não seja liquidada até a referida data, a empresa poderá gerar outro boleto através do site https://sindhorb.com.br/ e/ ou através do Link: https://sindivale.sindis.com.br/sindis/pub/process/BoletoContribuicao
 
Estando em dia com a Contribuição Assistencial Patronal sua empresa poderá utilizar os diversos serviços e benefícios oferecidos pelo SINDHORB VALE DO AÇO, podendo inclusive participar das assembleias com direito a voto em que são discutidos assuntos pertinentes à categoria.
 
É o pagamento da contribuição que permite ao SINDHORB VALE DO AÇO continuar defendendo os interesses empresariais na busca por condições mais justas para conduzirmos nossos negócios.
Em caso de dúvida, favor entrar em contato através do e-mail [email protected] ou do WhatsApp 31 98260-1155 .
 
Atenciosamente,
SINDHORB VALE DO AÇO